O Aeroporto
Aeroporto Internacional de Macapá
Aeroporto Alberto Alcolumbre
O Aeroporto Alberto Alcolumbre desempenha papel fundamental para a indústria, o comércio e o turismo local, possibilitando o fluxo de cargas e pessoas entre Macapá e outros estados e países.
O equipamento ainda oferece importante contribuição ao servir de ponto de conexão com a Área de Livre Comércio de Macapá-Santana, integrando a região e auxiliando a fortalecer a relação com América Central, América do Norte e Europa.
Localizado a 5 km do centro da cidade, o empreendimento foi construído em 2019 com o que há de mais moderno em infraestrutura, tecnologia, segurança e conforto, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Diariamente, o Aeroporto Internacional de Macapá movimenta uma média de 1.700 passageiros, 6 voos e 10.000 kg de carga.
Em 2024, o Aeroporto Internacional de Macapá foi escolhido como o melhor aeroporto regional do Norte e Centro-Oeste no prêmio Aviação + Brasil.
Por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a premiação é realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e reconhece os resultados alcançados por meio da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros.
Os indicadores avaliados incluem inspeção de segurança, acessibilidade, comércio e serviços, conforto, disponibilidade de Wi-Fi, restituição de bagagens, infraestrutura aeroportuária, entre outros.
Terminal de passageiros
Tamanho Terminal de passageiros:
27.204 m²
Capacidade de Passageiros/ano:
5 milhões
Área Bruta Locável (ABL):
1.877 m²
Total de pontos comerciais:
71
Sítio aeroportuário:
9.216.104 m²
Estacionamento de veículos
780 vagas
Pista e estacionamento de aeronaves
Pátio de aeronaves:
40.786 mil m²
Estacionamento de aeronaves:
6 posições para aviação regular e 15 posições para aviação geral
Permanência pátio de aeronaves:
4 posições
Estacionamento de aeronaves:
17 posições
Dimensões da pista principal:
2.100m x 45m